Ordem: Carnívoro
Género: Pantera
Família: Felinos
Espécie: Panthera tigris tigris
Localização: A maioria dos tigres de Bengala vivem na Índia, e uma menor parte em Bangladesh, Nepal, Butão e Myanmar Ocidental (Burma). O tigre branco é uma variante de cor do tigre de bengala e é muito raro encontrá-lo em liberdade.
Estado: Em vias de extinção
Unidade social: individual
Comprimento: 1,4 – 2,8 m
cauda: 60 cm – 1 m
Peso: até 220 kg
Maturidade sexual: macho- 3-4 anos; fêmea – 4-5 anos
Época de acasalamento: Novembro a Abril
Período de gestação: 95 – 112 dias
Número de crias: 2 – 4
Dieta: Veado, búfalo, javali, gauro e macaco
Longevidade: Até 26 anos em liberdade.
Excelente caçador :
Um tigre depende da sua astúcia para poder apanhar a sua presa. Tem uma visão e uma audição muito apuradas que o ajudam a localizar os animais durante as noites escuras. Estes animais conseguem caçar outros de grande porte como os veados e javalis, que serão a sua alimentação de vários dias. Movimentam-se à volta das suas presas invisíveis e só atacam quando estas estão a menos de 20 m. Os tigres matam as suas presas mordendo a parte traseira do pescoço ou garganta destas, arrastam-nas para a densa mata para as poderem comer. Depois de saciados escondem a carcaça com folhas, de modo a poderem continuar a sua refeição mais tarde. Os tigres machos podem comer até 40 kgs de carne numa única refeição.
O Acasalamento :
Os tigres-macho atraem as fêmeas com rugidos e marcações de cheiros. Ao longo de dois dias apenas, um casal de tigres é capaz de se acasalar até 100 vezes. A fêmea dá à luz a suas crias numa caverna. Cria-as sozinha, amamentando-as até estas atingirem os seis meses de idade. As crias aventuram-se para fora das cavernas e começam a comer carne quando atingem as oito semanas de idade. À medida que as crias crescem, a fêmea terá de caçar mais frequentemente, mas nunca se afastando demais. As crias estão preparadas para caçar sozinhas quando tiverem um ano de idade, mas continuam junto da mãe até terem dois anos de idade.
A água na sua vida :
Os tigres gostam muito de água e é frequente vê-los tomar banho ou refrescarem-se em rios e poças de água durante a parte mais quente do dia. Quando fazem a perseguição das suas presas o tigre pode mergulhar na água. Estes animais gostam de caçar à noite e descansar durante o dia. A maior parte dos tigres vive sozinho, apesar de, por vezes, as mães com crias pequenas ou jovens tigres gostarem de caçar em grupo. Um tigre-macho pode Ter dominado um território com uma área de até 100 km2, definindo as suas fronteiras com marcações de cheiro, excrementos ou marcas de arranhões em pedras ou árvores. A comunicação entre os tigres é feita através de rugidos ou de gemidos. A defesa do seu território, contra os machos rivais é feita ferozmente, apenas toleram a entrada de algumas fêmeas de menor porte.
Em vias de extinção :
O número de tigres de bengala diminuiu drasticamente, neste último século, passou de 100 000 para os 4 000. Uma das principais ameaças é a perda do seu habitat, que foi sendo destruído pelo Homem. A caça ilegal, a diminuição de presas e o comércio de partes do tigre para o fabrico de medicinas orientais, também contribuíram para a extinção deste bonito animal. Grande parte dos tigres de bengala existem em áreas protegidas da Índia. Em muitos países foram organizadas equipes de combate à caça ilegal e está em vigor uma lei que proibição ao comércio de produtos provenientes do tigre. Para que os cientistas consigam seguir os tigres na selva, administram-lhe um sonífero e colocam-lhe um colar-rádio.
Curiosidades:
As riscas do tigre são uma camuflagem excelente quando contra manchas de luz e sombra.
Sem comentários:
Enviar um comentário